segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Shiatsu, Ventosa e Acupuntura

Shiatsu é uma terapia manual desenvolvida no Japão, no início do século XX, reconhecida pelo Ministério da Saúde. É uma massagem terapêutica, utiliza pontos de Acupuntura. Quem tem medo de agulha, mas quer usufruir os benefícios da acupuntura, pode aderir a massagens como o Shiatsu, que estimula pontos com a pressão manual e/ou dos dedos para reequilibrar energeticamente o organismo.
É indicada para prevenir e participar no tratamento das seguintes desordens: dores na coluna vertebral, articulações, insônia, dormências, inchaços nos pés e nas mãos, tensão pré-menstrual, asma, constipação, cólicas menstruais, espasmos musculares, estresse, ansiedade, doenças cardíacas, dores de cabeça, sinusite, paralisia facial, esgotamento físico e muito mais... Equilibra e harmoniza!Atualmente existe uma ampla aplicação o shiatsu, aliviando dores no corpo e participando nos tratamentos de vários distúrbios orgânicos. O shiatsu desperta no paciente uma nova consciência de si. Está indicado principalmente para:

Dores de cabeça/enxaquecas
Dores de costa/coluna/pescoço/ombros
Dificuldades emocionais (depressão, baixa auto-estima…)
Stress/Tensão/Ansiedade
Cansaço/Fraqueza
Insónias
Distúrbios intestinais
Perturbações menstruais
Problemas respiratórios (asma, bronquite…)
Problemas reprodutivos
Sinusite
Constipações e tosse
Tensão muscular
Artrite
Lesões desportivas
O tratamento complementar com MOXABUSTÃO consiste na aplicação de bastões acesos feitos com suas folhas secas e enrolados da erva medicinal "Artemísia Vulgaris". O aquecimento em determinados pontos de Acupuntura com a Moxa é extremamente benéfico e colabora na cura e prevenção de doenças. O calor da moxabustão, através da planta artemísia é extremamente penetrante, tornando-se eficaz quando há menos circulação, condições frias e úmidas, além da deficiência do Yang. Quando aplicada aos pontos de acupuntura específicos com deficiências do Yang, o corpo absorve o calor recuperando mais rapidamente o Qi (energia) do Yang do corpo e o “fogo ministral” fonte de todo o calor e energia do corpo. A Moxabustão é mais eficiente do que pode ser aplicada em combinação com o Shiatsu.
Estudos demonstram a eficácia dos resultados terapêuticos do Shiatsu e da Moxabustão nas doenças do aparelho digestivo, circulatório, respiratório, urinário, sistema imunológico, nervosos, endócrino, bem como nas doenças reumáticas.Como exemplo da importância tonificante e terapêutica da moxa, um texto antigo da Dinastia Tang “receitas dos mil ducados”, afirma: “a pessoa que aplicar diariamente ao ponto Zusanli (E-36) estará livre de uma centena de doenças”, e assim o faziam as pessoas nessas épocas principalmente se tinham de viajar para outras localidades, para assim se protegerem das “energias perversas” dessas localidades a que não estavam acostumadas. A VENTOSATERAPIA, também complementar ao shiatsu, tem como base à colocação de uma campânula de vidro ou outras formas de inspiradores semelhantes aos copos de ventosas sobre a pele, após fabricar vácuo pela queima do ar no seu interior, gerando uma sucção no local. É um método não invasivo que pode ser usado para uma ampla variedade de problemas, é de fácil execução e eficaz. A utilização das ventosas no tratamento de doenças não é uma exclusividade da milenar Medicina Tradicional Chinesa, seus benefícios já eram conhecidos desde o antigo Egipto, também mencionada nos escrito de Hipócrates e praticada pelo povo Grego no século IV a.C. A ventosa, segundo a terapia oriental tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzidas pelos alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue, escuro e sujo, nos músculos das costas ou das articulações é considerada pelas Terapias Orientais como um dos elementos causadores de doenças. A ventosa é usada para aliviar as nevralgias, dores musculares, como as dores nos ombros, dor de cabeça, lombalgias, dor abdominal, além de melhorar o sistema circulatório, é por esta razão que atua também na redução de celulite e gordura localizada, assim como a hipertensão arterial. Atua na regulação da corrente sanguínea, tornando-a mais eficiente. Fortalece os vasos sanguíneos, remove estagnações, assim evitando infartos e derrames. Além disto, também apresenta um efeito relaxante ao facilitar movimentos articulares. Usada para combater estresse, gripes e resfriados, asma, entre outras patologias de estagnação. O Shiatsu é tradicionalmente feito de roupa, por isso aconselho ao paciente vir com uma roupa que ele próprio se sinta confortável, o ideal é uma camiseta e uma calça de agasalho.


Felipe Emmel
(51) 3228 6382

Nenhum comentário:

Blog

Blog
Viva Bem Porto Alegre