domingo, 17 de outubro de 2010

Coaching: Mudanças... exigem reflexão e ação

Vamos comentar a respeito de algo que não é novo,pois já existe há algumas décadas ,sendo hoje,amplamente aplicado por empresas e profissionais,em busca de melhorias ou em tomadas de decisões. Estamos falando de uma metodologia chamada Coaching .
Timothy Gallwey é um dos pioneiros no desenvolvimento dos conceitos de coaching. Ao trabalhar com tenistas e golfistas na década de setenta,revolucionou como o técnico ( coach) que não só trabalhava aspectos técnicos de seus jogadores,mas detinha-se em aspectos comportamentais. Daí ocorreu a descoberta que para ser um vencedor deveria enfrentar dois adversários : o externo, seu oponente, e o interno( medos,fraquezas,e potenciais mal desenvolvidos.)
Participar de uma programação de coaching significa a reflexão que determinará a tomada de ações efetivas na busca de algum objetivo. Como será realizado? Vejamos: imagine você escolhendo um percurso ... Muitas vezes este percurso não fica claro para você como será a sua chegada ( seu objetivo) ou quem sabe, ao longo do caminho você perde a direção ( seu foco) . Bem,o Coach (profissional qualificado e treinado para aplicar a metodologia ) terá a missão de desafiá-lo e garantir que você se mantenha focado nos objetivos traçados.
Como se desenvolve um programa de coaching: usualmente após uma primeira entrevista,o programa passa a ser desenvolvido por encontros (uma média de 5 a 10) com intervalos de 7 a 10 dias. Este espaçamento torna-se necessário pelo fato de que existe a necessidade de reflexão e prática,em temas que muitas vezes não são tão simples . Não tenha pressa em realizar suas sessões de coaching ,caso contrário você fará de uma maneira superficial o que com certeza lhe impedirá de chegar ao resultado esperado . Faça com calma e invista o tempo que for necessário.
Deixe as crises do momento de lado ,e busque os seu sonhos :eles são possíveis ,porém não necessariamente fáceis de alcançar.
SUCESSO! PROSPERIDADE! AMOR! SAÚDE

Catarina Renck
Pessoal e Profissional Coach
Membro da Sociedade Brasileira de Coaching

Nenhum comentário:

Blog

Blog
Viva Bem Porto Alegre