quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Entrevista Jairo Muller


Quando começou o seu interesse pelo holismo e as técnicas orientais de qualidade de vida?Desde muito jovem, sempre tive interesse pelo ocultismo e por vivenciar a vida de uma forma mais plena. Mas apenas no início deste milênio é que tive minhas primeiras experiências com a energia do Cosmos e com o mundo Holístico. A grande mentora do meu despertar em 2001 foi Guti Fraga, uma pessoa muito iluminada, sou muito grato a ela até hoje.

Qual o perfil dos clientes que lhe procuram? O que eles buscam?Hoje não tenho um perfil exato dos clientes, pois são de classes, etnias e credos muito variados, são buscadores da Nova Era, pessoas que visam estar bem consigo e com todos que as cercam, a maior parte dos clientes querem estar centrados, para que o mundo que os rodeia se apresente da mesma maneira.

Para você, que mudanças estamos vivenciando no mundo que estão fazendo com que as pessoas busquem não só a medicina tradicional mas também as complementares e os antigos ensinamentos orientais?Com a globalização, temos acesso a inúmeros meios de comunicação, despertando para uma nova consciência. Independente do grau de conhecimento individual, todos os seres querem a mesma coisa: ser feliz, ter saúde e prosperar. A própria alopatia tem percebido que 5000 anos de conhecimento oriental podem e devem ser utilizados em processos de cura, complementando e auxiliando a regeneração e a recuperação de pacientes em uma fração de tempo menor e apresentando resultados surpreendentes, comprovados em pesquisas feitas ao longo dos tratamentos realizados por grande parte da humanidade.

Atualmente a que você está mais se dedicando?
Hoje me dedico a ministrar aulas de Yôga Chinesa e Tai Chi em grupos ou individual, bem como atendimentos pessoais com terapia Rei ki e iniciação a todos os níveis de Rei ki, no Ponto Zen em Porto Alegre.

O que é e para que serve a Yôga Chinesa e o Tai Chi?O Chi Kung (mais conhecido aqui como Yôga Chinesa) é uma técnica milenar nascida nos templos Taoista chineses. Os praticantes de Chi Kung revitalizam os órgãos, regeneram as células, fortificam os ossos, firmam os tendões e rejuvenescem o corpo e a estrutura física, emocional e psíquica, através de posturas, meditações e exercícios respiratórios simples e eficientes. É normal encontrar praticantes com o semblante remoçado muitos anos, já que o viço da pele também se beneficia com as práticas.
Existem energias entre o Céu, a Terra e a Humanidade que regem e regulam este universo e que podem ser unificadas e equalizadas para o beneficio das pessoas através do Tai chi. Estes movimentos harmoniosos e belos conduzem o praticante a um estado de equilíbrio e plenitude, que perdura por longos períodos. Os benefícios desta prática se estendem para vida, seja no trabalho, relacionamentos ou lazer, tornando o praticante mais presente e centrado. A saúde de quem pratica Chi Kung e/ou Tai Chi é revigorada inúmeras vezes.

O que é o Chi Nei Kung?

O significado básico da palavra Chi (ou Qi) é respiração sutil. Nei Kung envolve a coordenação de padrões de respiração profunda junto com a execução de posturas básicas do alinhamento do corpo. Trabalha a circulação da energia, o condicionamento estrutural dos ossos, tecido conjuntivo, articulações e órgãos, bem como a musculatura e os tendões. O objetivo dos taoístas é cultivar uma natural e espontânea capacidade e inteligência do corpo e do “espírito dos órgãos”, para que atinjam níveis de respiração profundos e naturais. É acessível a praticamente qualquer pessoa em qualquer idade e nível de aptidão física. Promove um surpreendente aumento da energia, flexibilidade e do sentimento de bem-estar, quando praticada com regularidade. Chi Nei Kung raramente era ensinado fora da China, antes de ser sistematizado pelo mestre Mantak Chia para os ocidentais.


Quais são as experiência holísticas que você já teve, lugares que viveu, pessoas com quem conviveu, e que fizeram você ser o Jairo Müller de hoje?

O Universo é simplesmente perfeito, precisamos ter inúmeras experiências de vida para podermos ser Um consigo mesmo. Minha avó contava que meu bisavô foi um grande sábio, ele trabalhava com orações e chás, e era muito procurado pelas pessoas. Inicialmente, me dediquei aos estudos de Agronomia, pois acreditava ser mais fácil lidar com as plantas do que com as pessoas, mas o TAO não planejou assim. Hoje tenho muito presente comigo que não viemos fazer o fácil, mas sim o simples. Tornei-me empresário, mas ao nascer meu filho mais velho, assumi uma responsabilidade que não fazia ideia de onde me levaria. Ele nasceu com Síndrome de Down e com um caso raro de dois cérebros, sendo submetido a uma cirurgia craniana com 19 dias de vida para retirada do segundo cérebro. Foram tempos de provações, recebi grande apoio da família, amigos e profissionais da cura. Assim, meu filho Aryel sobreviveu. Mas com o término do casamento, busquei maneiras de poder auxiliar aquela Vida latente que lutava para se manter neste planeta. Foi quando os caminhos me levaram a conhecer Rodrigo Silveira (Mestre Rei ki) e sua esposa Marilda Romero (Mestra em Feng Shui), pessoas ímpares na minha vida e jornada, que me ensinaram e auxiliaram incontáveis vezes que precisei. Nos tornamos grandes amigos e na minha busca fui me aperfeiçoando até me tornar Mestre em Rei ki. Foi quando conheci outra grande Mestra na minha vida, Ely Brito, instrutora de Chi kung (Yôga Chinesa), tradutora e estudiosa do I’Ching e responsável pelo sistema de Alquimia Interna Taoista, de Mantak Chia, no Brasil. Ela me levou a desvendar os segredos da alquimia interna dos órgãos, a relação corpo, mente e espírito, e a transformar energia sexual em pulsação de vida, me tornando instrutor de Chi kung. Atualmente, com grande apoio, amor e dedicação da minha esposa Márcia, e com os movimentos do TAO, consolidei meu destino, corrigindo minha postura em relação à vida e as buscas internas. Hoje, sou “Um comigo mesmo e com o Universo”, auxiliando muitos buscadores a encontrarem seu destino e centramento.

Qual sua relação com o interior do estado?

Ministro cursos e palestras em cidades do interior em parceria com colaboradores que gerenciam a estrutura dos eventos, tornando viável meu trabalho e a realização dos workshops.

Estamos passando por modificações planetárias, tanto na Natureza como no interior de cada indivíduo, nesse processo as pessoas estão buscando cada vez mais a qualidade de vida e viver bem. Como as pessoas podem superar o stress do dia-a-dia, os conflitos internos e poder viver bem em sociedade e ter uma melhor perspectiva de vida?
Esta busca parece ser o objetivo de quase toda a humanidade, mas poucas pessoas se permitem isto. Percebo que muitos até idealizam um mundo perfeito, mas pouco fazem para que isto se torne concreto, pois crêem que teriam que abdicar de algo para mudar. Eu mudo o ângulo de visão que tenho do mundo ou das pessoas, se eu me moldar a qualquer realidade. Então, está será a minha verdade, sem precisar mudar uma vírgula ou uma pedra do lado de fora, apenas dentro! A Felicidade está na beleza do olhar interno.


Que dica você dá para nossos leitores sobre essas mudanças que estamos presenciando no mundo?
Existem três tipos de energia no universo: Schen ( céu), Ging (terra), Chi ou Qi ( humanidade). Quem muda o céu? Quem muda a terra? Posso apenas mudar a minha energia, o meu “Chi”. Mudando a minha forma rígida e cristalizada de ver o Universo, transformo o mundo que me cerca. Sabendo o que sei hoje, e vislumbrando o amanhã, eu apenas respiro. Quando tudo está aparentemente um caos a sua volta, simplesmente PARE, RESPIRE SUAVEMENTE TRÊS VEZES, OUÇA O SOM DO CORAÇÃO e, ao abrir os olhos, o mundo ainda será o mesmo, mas você estará mais calmo e centrado.
Boa respiração!

Ponto Zen e você, respirando a vida!

Chi Kung (yôga chinesa), Taichi, Reiki, Chi Nei Tsang.
www.ponto-zen.blogspot.com email: jairomuler@hotmail.com
Mestre Jairo Müller
Rua João Guimarães, 253 POA f.:9335-5746/33889140

Nenhum comentário:

Blog

Blog
Viva Bem Porto Alegre