quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Terapia Psicoprânica: um diálogo com a medicina, a psicologia e a espiritualidade

A Terapia Psicoprânica procura ajudar o ser humano em suas doenças e dificuldades. As dores do corpo e da alma estão presentes em nossas vidas e se manifestam pedindo atenção. Terapia (cuidado com a vida), Psico (relativo a mente/psique) e Prânica (relativo ao prana hindu=energia que dá vida a matéria; que constitui a matéria; respiração/espírito). É um conhecimento que se agrupa na modalidade de terapia corporal e psicoterapia holística, se embasa na relação mente/corpo. Propõe diagnosticar e tratar distúrbios sócio-somato-psiquicos (desequilíbrios): sócio (sociedade; ambiente, relações sociais) somato (relação mente/corpo) e psíquico (mente, emoções espírito).

A compreensão dos distúrbios tem como base a predominância física, energética ou psíquica. Predominância física: quando o distúrbio já se tornou predominantemente físico. Predominância energética que se divide em três aspectos: bloqueio de energia quente, bloqueio de energia fria e insuficiência energética. Predominância psíquica: quando o distúrbio se apresenta predominantemente como “pensamento negativo”, confusão mental ou confusão emocional. Os distúrbios são sempre multicausais: se constituem de aspectos energéticos, físicos, (inclusive hereditários) ambientais, psíquicos e espirituais. Os distúrbios atingem a musculatura, a parte neurológica, os órgãos internos e a estrutura esquelética como um todo. Conflitos/sofrimentos em geral (especialmente emocionais) suscetibilizam ao adoecimento.

Aprenda a ajudar o corpo e o emocional a soltar os bloqueios energéticos que se acumulam nos músculos e órgãos. Às vezes parece que o mundo está sobre nossas costas, pesando sobre nós! A Terapia Psicoprânica é uma perspectiva de auto-conhecimento através da leitura dos registros corporais e uma técnica que contribui para mudanças concretas na vida das pessoas, através da liberação dos bloqueios energéticos por massagem e auto-percepção.

Ivan Pinto – Terapeuta Holístico

Nenhum comentário:

Blog

Blog
Viva Bem Porto Alegre