segunda-feira, 17 de maio de 2010

A inconstância constante da vida!

Estamos sempre preocupados com aquilo que podemos perder ou deixar de ganhar, colocamos boa parte de nossa energia nestes fatos e fardos. Para quê? Comumente achamos muito difícil abandonarmos algo, seja opinião, casa, carro, roupas, livros, manias, idéias ou ideais... Alega-se normalmente que: FUI CRIADO ASSIM, MINHA AVÓ ERA ASSIM, MEU PAI É ASSIM, ou quem quer que culpemos pela nossa falta de capacidade de nos comprometermos em mudar questões enraizadas, que nos causam grandes danos na vida pessoal, afetiva, familiar ou profissional... Podemos criticar o Marido, culpar a Esposa, retalhar os Filhos. Mas quem pode mudar o outro? Ninguém! Só posso mudar a mim mesmo; ontem, hoje e amanhã! As pessoas que me cercam estão apenas de passagem, em alguns momentos do meu dia, da minha semana, da minha jornada. Por um período de tempo grande ou pequeno, as pessoas entram e saem das nossas vidas, quer por viagens, trabalho, morte, separação conjugal, estudo ou qualquer outro motivo.


Por que lutamos com esta inconstância constante da vida? Então, para que ficarmos nos apegando as cobranças inúteis, remoendo picuinhas, guardando rancor? Quando nascemos, nascemos sozinhos, mesmo que tenhamos irmãos gêmeos, somos únicos. Nosso aprendizado é único, não podemos dá-lo a outro, nós compartilhamos informações, que se tornarão aprendizados apenas quando o outro fizer uso delas. Ao despertarmos matinalmente, encontramos um dia inteirinho para aprendermos um ou inúmeros ensinamentos. Como farei uso destes ensinamentos só cabe a mim e mais ninguém decidir! Não se pode tirar alguém de um poço, se este não quiser sair ou se estiver completamente adormecido na sua vidinha, apenas podemos tentar acordá-lo. Se ele acorda, poderá ser erguido. Se ele não concordar com aquilo que você quer, poderá levá-lo para o poço junto com ele. Nós só podemos jogar a corda! A escolha do caminho a seguir é sempre nossa, mesmo que muitas vezes façamos algo que não desejávamos, somente para agradar alguém, ainda assim a escolha é nossa. E VOCÊ já fez suas escolhas hoje?



Ponto Zen e você, buscando o melhor equilíbrio da vida!
www.ponto-zen.blogspot.com
Rei ki, Chi Kung( yôga chinesa), Tai chi, Chi Nei Tsang.
Jairo Muller Mestre jairomuler@hotmail.com
Rua João Guimarães 253 POA f.:9335-5746 / 3388-9140

Nenhum comentário:

Blog

Blog
Viva Bem Porto Alegre