quarta-feira, 21 de julho de 2010

Acupuntura Estética

A acupuntura é conhecida por sua ampla utilização terapêutica. Seu funcionamento se dá pela mobilização de recursos do próprio corpo na restauração do estado saudável. Teve origem na China, onde vem sendo desenvolvida e aperfeiçoada por mais de cinco mil anos. Hoje, além das famosas agulhas, muitos outros recursos são utilizados baseados nos mesmos princípios, até mesmo dispensando o uso dessas. A tecnologia também vem sendo aplicada desde a avaliação até o tratamento. Métodos como ryudoraku (avaliação eletrônica), eletroestimulação e laser são utilizados com grande sucesso.

O que muitos não sabem é que os chineses sempre tiveram uma grande preocupação com a beleza e utilizaram todos os recursos oferecidos pela acupuntura também para tratamentos estéticos. Temos, então, uma grande dedicação da acupuntura voltada para esta área, também exercida com técnicas atuais que podem até dispensar agulhas. No Brasil vem sendo timidamente praticada para fins estéticos desde meados da década de 80, somente sendo mais divulgada e aplicada nos últimos anos. A acupuntura terapêutica sempre é utilizada em conjunto com tratamentos locais, pois entende-se que o exterior é reflexo do interior.
As vantagens são muitas: dinamiza o potencial do próprio corpo, não faz uso de produtos químicos, apresenta resultados duradouros, baixo custo em relação aos benefícios, pouca manutenção, amplas opções de tratamentos que possibilitam mínima ou nenhuma dor, não envolve riscos, benefícios paralelos relacionados ao bem estar e manutenção do estresse.

Os resultados da acupuntura estética são surpreendentes, podendo ser percebidos logo na primeira sessão. Normalmente uma série de quatro a seis sessões iniciais são indicadas e posteriormente uma manutenção mais espaçada pode ajudar a manter os resultado, porém cada caso deve ser avaliado individualmente. Há casos em que não é necessária nenhuma manutenção como das estrias no o tratamento apresenta resultados surpreendentes e em poucas aplicações podem ficarem imperceptíveis.
Alguns das possíveis aplicações d acupuntura estética são marcas de expressão facial, tonificação facial, manchas faciais, policromias faciais, acnes, umidade facial, bolsas sob os olhos, gorduras localizadas, redução de medidas, flacidez, ptose mamária, celulites, marcas senis, varicoses, atenuação de cicatrizes, estrias.

Cristiano Neves
Acupunturista

Você sabe em qual geração você nasceu?

Saturno ingressou em Libra em 29 de outubro de 2009 e ficará neste signo até 05 de outubro de 2012. Para quem completará 58 anos em 2010, Saturno estará fazendo seu segundo retorno. Os nascidos em 1981 estarão vivenciando o primeiro retorno de Saturno. Isto significa maior responsabilidade nos relacionamentos e senso de justiça. “Saturno rege Capricórnio e Plutão transitando por este signo, faz quadratura com Saturno em Libra”. Neste posicionamento influenciará também aqueles que têm em seus planetas geracionais em Libra, planetas lentos como Urano, Netuno e Plutão. Conheça a Geração em que você nasceu: Geração Urano em Libra: Nascidos entre (29/07/1968 e 21/09/1969); (24/06/1969 e 21/11/1974); (02/05/1975 e 08/07/1975). Geração Netuno em Libra : Nascidos entre (04/10/1942 e 17/04/1943); (03/08/1943 e 24/12/1955); (13/03/1956 e 19/10/1956); (17/06/1957 e 05/10/1957). Geração Plutão em Libra: Nascidos entre (06/10/1971 e 17/04/1972); (31/07/1972 e 05/11/1963); (19/05/1964 e 27/08/1964). Além dessas posições planetárias todos aqueles que tem o Sol, Lua em Libra, e este signo nas casa angulares – ascendente (Casa 1), Fundo do Céu (Casa 4), descendente (Casa 7), Meio do Céu ( Casa 10) – terão influência de Saturno na individualidade, no Lar de nascimento, no relacionamento e na profissão, devendo ocorrer modificações, levando as pessoas a agirem de um modo mais comprometido e responsável. Todos os que tiverem posicionamentos no signos Cardeais ou Cardinais de Áries, Libra, Câncer e Capricórnio, estarão sentindo a cobrança e a pressão de Saturno, enquanto signos mutáveis Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes estarão se sentindo aliviados.

Relação entre os planetas e os acontecimentos do século XX.

Planetas Geracionais em Câncer: Urano ingressou em Câncer em 31 de agosto de 1948 e permaneceu até 10 de junho de 1956, Netuno esteve em Câncer de 1901 a 1916 e Plutão esteve em Câncer de 10/09/1912 a 21/10/1912; 10/07/1013 a 28/12/1913; 27/05/1914 a 06/10/1937 e de 27/11/1937 a 03/08/1938. A Geração Urano em Câncer é a mesmo que tem Netuno em Libra marcada por crises familiares – Urano quadrando com Netuno – desejo de morar separado do pais ( Urano em Câncer) e a busca do amor ideal (Netuno em Libra) surgindo o movimento hippie. Da geração Netuno em Câncer que colocava a família em primeiro lugar, a maioria não mais se encontra neste plano. A geração Plutão em Câncer enfatizou o patriotismo, a Pátria era o lar, logo, muitas famílias foram separadas em virtude da guerra. Marcou o início da emancipação feminina, pois as mulheres tiveram que trabalhar para ganhar seu sustento. Nos anos 90, Urano, Saturno e Netuno estiveram em Capricórnio. Urano ingressou em Capricórnio em 01/02/1988 e permaneceu até 12/01/1996. Plutão estava em Escorpião desde 1983. As mulheres nascidas nesta geração são autoconfiantes, auto-suficientes, até de mais no entender masculino. É que Saturno rege Capricórnio e faz acontecer. Dependendo da evolução a pessoa pode chegar ao auge da compreenção ou o auge do materialismo e egoísmo. Plutão rege Escorpião e trouxe mudanças e tumultos, as pessoas com tal posicionamentos são sensíveis aos ambientes e intensas em tudo o que fazem. Com Plutão transitando por Capricórnio ficarão intensificadas as qualidades e defeitos. De qualquer sorte Plutão em Capricórnio testara a estrutura individual de cada um, acarrentando mudanças nas relações entre as pessoas, nas relações de trabalho e as pessoas serão confrontadas com seus limites e faltas de recursos, obrigando a se descobrir e empregar novas táticas e técnicas para sua sobrevivência.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

TPM

TPM quer dizer Tranquilamente Posso Menstruar. Depois de ter rodado a baiana, de ter subido nas tamancas. E também de ter me sentido só, incompreendida, explorada, culpada, mal amada, infeliz, arrependida, magoada... São os hormônios, é o que dizem. Não são porque não há diferença entre mulheres que sentem TPM e as que não sentem TPM. E vocês sabem que há meses em que a TPM é mais branda, nos quais não ocorre e há aqueles em que me segurem senão mato alguém.
Vamos voltar no tempo, centenas de milhares de anos. Vivíamos num planeta perfeito que a vaga memória fez as religiões chamar de paraíso. Infringimos por acaso certas leis e não pudemos mais viver lá. Fomos trazidos para cá. Os que nos trouxeram disseram aos homens: Comerás o pão do suor. E às mulheres: Parirás com dor. E aos homens ( em relação à mulher): Tu lhe pisarás o pescoço. E às mulheres (em relação aos homens): Tu lhe morderás o calcanhar.
O homem, mais agressivo, maior, mais forte, pisa no pescoço da mulher. Ela, em contrapartida, lhe morde o calcanhar. Tem sido assim ao longo da história. Agora que a civilização requer menos força física para se ganhar o pão, e como mulheres e homens se equivalem no intelecto, estabeleceu-se um equilíbrio e as mulheres foram em busca de suas realizações pessoais. Trabalho, estudo, emancipação financeira, profissão, carreira, amor.
Marido e filhos passaram a ser mais um elemento dos múltiplos e simultâneos interesses da mulher? Aparentemente, sim, mas só aparentemente. Cabe à mulher a sublime tarefa de gestar os filhos da espécie. E esta tarefa transcende a qualquer racionalização, a qualquer imperativo cultural, filosófico, religioso. No útero a energia telúrica redemoinha, turbilhona, ascende. No útero que espera a cada mês o óvulo fecundado para aninhá-lo e repetir o mistério da procriação. Isto nas que não usam anticoncepcionais, porque as que os usam estão em permanente estado hormonal de gravidez.
Neste período que antecede a menstruação, mesmo sem saber, a mulher está firmemente consciente de sua feminilidade, de sua condição de mulher. Nesse período ela deixa de morder o calcanhar para morder na jugular, tira o pé que lhe aperta o pescoço e assume as suas emoções reprimidas porque as mulheres continuam a ser reprimidas, continuam a se permitir ser reprimidas, ainda mais agora que suas funções se multiplicaram, as exigências se tornaram maiores.
A mulher de hoje tem que cuidar da casa, cuidar dos filhos, trabalhar e ser bem sucedida, ser uma boa esposa, que hoje também quer dizer bonita e gostosa e viver louca de tesão pelo marido. Quando Betty Friedam nos idos de 70, iniciou o movimento Women’s Liberation, numa tentativa de libertar a mulher da opressão, as americanas (dos EUA) saíram às ruas e queimaram seus sutiãs. Hoje a questão começa a ser revista, com muita cautela, porque as mulheres teem medo de perder suas conquistas, de ser um retrocesso admitir que o jogo não está tão a seu favor como acreditaram estar.
O que parecia uma conquista, um avanço, também sobrecarregou as mulheres de tarefas, compromissos e responsabilidades. E muitas não estão aguentando a situação. Como se os homens tivessem nos dado a corda para nos mesmas nos enforcarmos.
A imprensa não deixa por menos, modelos magérrimas, todo mundo sorridente na ilha de Caras, no castelo de Caras. Nas novelas, todas são bacanas. No cinema de Hollywood então, estão num Olimpo. Não há como manter o equilíbrio emocional. Aí então, quando meu útero me dá a base de sustentação, eu digo a todos o que sinto, e nem preciso me desculpar, e nem vão me chamar de louca: É A TPM. Que bom ter TPM, assim Tranquilamente Posso Menstruar, porque ninguém é de ferro.
Recomendo que vocês prestem muita atenção às suas TPMs, pois é um período de autenticidade, um período em que vocês se permitem, por meio de uma licença cultural, ser mais vocês mesmas, sem ser censuradas ou inibidas. Não se reprimam, observem. Se o que você manifesta ultrapassa os limites do socialmente aceitável, se está trazendo problemas na sua vida, aí então, e só aí, recomendo que você procure assistência de um profissional. E nada de tomar tranquilizantes, que só irão inibir essa manifestação. E nada de contraceptivos.
Os ricos períodos emocionais da TPM podem ser resolvidos com psicoterapia emocional associada a melhoria na qualidade da alimentação. O que sinto, por que sinto, por quem sinto, por que sinto isso por quem? Então a TPM terá cumprido sua função de mostrar à mulher como ela está emocionalmente. E permitirá a ela como indivíduo e como membro da espécie conhecer mais de si mesma.
No exército israelense, mulheres e homens são igualmente treinados. O serviço militar é obrigatório. Muitas missões foram postas em risco porque os soldados interrompiam os combates para socorrer as mulheres-soldado feridas, o que não faziam com os homens. Instintivamente, mesmo com o treinamento militar, eles sabiam que cem homens podem formar apenas um acampamento. Com uma única mulher forma-se um lar.

Dr Eduardo Navarro
drmednat@yahoo.com.br

segunda-feira, 12 de julho de 2010

domingo, 11 de julho de 2010

Entrevista com o Tarólogo Jaime E. Cannes



1.Jaime, como começou sua caminhada espiritual, e sua escolha pelo trabalho com a espiritualidade?


Iniciou por intermédio de meu pai, que intrigado com minhas perguntas existencialistas, resolveu me introduzir na filosofia espírita da qual, ele já era adepto havia muitos anos. Foi maravilhoso encontrar um conjunto de ideias que abarcava o conceito de um plano transcendente para a vida. Com o tempo, porém,eu me afastei por possui mais afinidades com a filosofia esotérica e menos com os dogmas religiosos que também existem no espiritismo.

2. Como se deu a descoberta de sua aptidão pelo Tarot?

Foi um por acaso, como todas as coisas realmente geniais da vida! Uma prima me trouxe uma revista com uma matéria especial sobre tarologia, tinha um pequeno baralho de tarot de Marselha com os 78 arcanos, maiores e menores, e um livro. Comecei a estudar, treinar jogadas e anotar tudo! Com o tempo, algumas previsões se confirmaram e os parentes começaram a me procurar... Com a prática observei que a tarologia vai além das previsões, ela induz a uma profunda reflexão sobre nós mesmos, nos permitindo avaliar exatamente onde estamos e que programações ou condicionamentos nos fizeram chegar até esse momento, oferecendo-nos a oportunidade de mudar isso através do uso do livre-arbítrio.

3. Na sua opinião qual é a maior contribuição da tarologia para esse momento planetário de transformação da consciência?


É justamente essa: a de impulsionar essa transformação ainda mais! Hoje o trabalho com os arcanos nos oferece a possibilidade de fazer escolhas quanto ao nosso futuro, sem as programações sociais arcaicas que carregamos desde o berço. Há um velho axioma que diz: “Mude que o mundo mudará!” Pessoas com mentalidade renovada são mais capazes de assimilar as mudanças necessárias para alterar a relação que temos com o planeta, a natureza e a nossa própria comunidade humana. Deixamos de ser o gado da sociedade de consumo e passamos a ser seres pensantes. Nisso a tarologia vai além da psicologia, pois ela abarca a consciência do espírito em suas muitas vidas, o conceito de karma e evolução interior bem como as mais modernas teorias psicológicas!

4. Fale-nos um pouco de seu Livro “Tarot para a autotransformação e cura”


O livro nasceu do incentivo de alunos e de amigos como a Kátia Escobar, eles acharam que eu tinha de colocar algumas visões das minhas aulas e consultas que seriam uma contribuição para o estudo tarológico, como a interpretação dos sonhos com o tarot, a aplicação das cartas em tratamentos de cura como reiki, massoterapia, etc. E conceitos bem próprios como o da carta sintoma, a relação do tarot com o karma humano, as leituras em grupo (um lindo trabalho vivencial com o tarot) e assim por diante! Tenho recebido ótimos retornos dos meus leitores aqui no estado e pelo país!

5. Estamos passando por modificações planetárias seja pelas forças da natureza, seja pelo desenvolvimento de novas tecnologias e pela busca do conhecimento espiritual. Que caminho você vê que o homem precisa seguir para a sua harmoniza com o planeta?

Não existe outro caminho que não seja o do autoconhecimento! Quando você começa a se responsabilizar por si mesmo entende melhor o absurdo do consumismo que vivemos hoje e que está acabando com os recursos naturais. A mãe natureza é infinitamente pródiga sim, mas não significa que todos nós possamos ou devamos, morar numa casa com vinte cômodos, para quê? Costumo perguntar: onde uma Ferrari pode nos levar que um carro utilitário, ou mesmo uma bicicleta, não possa? Através do autoconhecimento nos livramos da papagaiada dos familiares, dos amigos e da sociedade que nos fez acreditar que temos de ter para ser. O autoconhecimento nos liberta para apenas sermos, essa é toda a maravilha da existência! Somos perfeitos como somos, não necessitamos de apetrechos materiais títulos ou graduações acadêmicas para isso.

6. Estamos atualmente em meio a eventos que distanciam as pessoas, seja pela rivalidade política local, seja pela rivalidade esportiva a meio global. O que isso traz para o coletivo social?


A total alienação da nossa natureza humana e amorosa! Somos os únicos seres que entendem o conceito de amar. Creio profundamente que os animais também amem, mas não entendem o conceito de amar, não são tão conscientes! Por isso alguém passa por um mendigo moribundo no meio da rua e não se dá por conta que ele está prestes a morrer, ou um homem é capaz de fazer um programa com uma prostituta menor de idade sem remorso algum, pois ambos creem que “não foram eles que fizeram aquilo”! Isso é o que ocorre quando as pessoas não são autorresponsáveis, quando não tem nenhuma reflexão! Todos nós ajudamos a fazer essas coisas justamente com a nossa indiferença. Não somos todos culpados, mas sim responsáveis! Um mundo melhor é responsabilidade de todos nós!

7. Ao leitor do Viva Bem, deixe um recado para esse período.
Cuidado com ideias que vendam a você e que você compra. Muitas boas ideias se transformaram em movimentos radicais e até violentos. Não creia em nada que o coloque à parte dos demais. Tudo o pode fazer você parecer estar totalmente certo. Ninguém está! Todas as verdades são as faces múltiplas da verdade, cujo corpo imenso permanece um mistério, assim uma única pessoa jamais a verá, a menos que se junte às verdades de todas as outras pessoas desse planeta. Nascemos para viver de mãos dadas e não atadas! Pense nisso!

sábado, 10 de julho de 2010

Em busca do Masculino Saudável - O homem Moderno

É inegável que o fim do século XX, e o início do século XXI, são do feminino. A perspectiva do feminino moderno tem eido vista e revista. Hoje estamos mais do que abertos à visão da mulher sobre a sociedade em termos tanto sociais quanto espirituais! O sagrado feminino se recuperou de anos de perseguição daquilo que historicamente chamamos de patriarcado. Vale lembrar, entretanto, que o patriarcado foi nocivo para o homem tanto quanto foi para a mulher.
Se a mulher perdeu a sua liberdade e espontaneidade, o homem perdeu o contato com sua alma, a capacidade de acreditar na sua intuição, sepultou suas emoções e hoje é um desconhecido para ele mesmo. Na recuperação do feminino houve quase que uma demonização do masculino. Os homens passaram a ser o modelo a ser superado. Por um lado, tudo bem, a evolução é assim mesmo, mas por outro lado o que se ofereceu em troca? As mulheres passaram a assumir o seu lado de guerreiras, foram à luta, brigaram por seus direitos, foram trabalhar... E o lado guerreiro dos homens, bem mais agressivo que o das mulheres, como ficou? Teve de se contentar com academias militares ou de vale tudo (técnica de luta também chamada de MMA). Em ambos os casos criou-se soldados e lutadores, em parte, e por outro lado assassinos de guerra e espancadores de minorias! A culpa, obviamente não é de nenhuma das academias, mas do fato que a psique masculina não tem recebido a devida atenção. Qual é o papel dos homens na moderna sociedade? Enquanto essa questão não for esclarecida continuaremos vendo o que recheia de sangue os noticiários: pais assassinando filhos e esposas ao serem rejeitados, cometendo crimes quando o seu time perde... Isso tudo são os frutos de guerreiros que não encontraram a luz e a sua função nesse mundo.
Quando não são maridos que têm de manter sua casa, o que muitas vezes nem se faz mais preciso, são homens solteiros, que treinam para se tornar predadores sexuais. Em ambos os casos podem exagerar, tornando-se possessivos com suas mulheres, e seu sucesso profissional, ou excêntricos sexuais que podem muito bem dar vazão a compulsões pouco ternas, para não dizer violentas.
Os que não se encaixam nos extremos pairam pela vida como um bando de zumbis perseguindo velhos papéis sociais de conquista material e aventuras amorosas até que a crise da meia idade caia, como uma bomba, em suas vidas!
Os homens precisam saber quem são no fundo de si mesmos, honrar seus papéis culturais como pais e companheiros, mas também descobrir outros! Explorar novos campos de atuação deixando de lado preconceitos e temores. Não temer sua intimidade, nem a abordagem da sua sexualidade de um modo mais humano e humanizante, o que não significa ser casto, ou castrado, mas sim ser verdadeiro e consciente.
A grande crise que vivemos é uma crise masculina, uma crise de identidade onde os heróis são ou cantores de RAP, ou jogadores de futebol, e ambos pararam no tempo! Tratam as mulheres como objetos de consumo, empunham armas, carros de luxo e apoiam soluções violentas para a criminalidade. Em outras palavras são a mais clara exemplificação da falta de novos papeis para a masculinidade. São trogloditas com grossos cordões de prata no pescoço.
O homem involuido está preso a um tempo que ainda sobrevive nas malhas do moderno capitalismo. Nesse mundo a vida ainda é dos homens que possuem dinheiro para consumir, e manter um caro estilo de vida. E os homens comuns?... Olham para esse ideal como gatos em frente a uma peixaria, dispostos a tudo para adquiri-lo, ser parte dele!
É preciso que se resgate o contato com a essência masculina e que se dispa a consciência dessa ideia de que apenas o homem consumidor tem valor. O fracasso deve ser mostrado como uma etapa natural no processo de crescimento ou troca de estágios na evolução de qualquer um! Homens, via de regra, são educados para nunca falhar, seja no sexo, no trabalho, nas relações!... E o pior é que as mulheres tendem a esperar isso de seus companheiros. A pressão social sobre as mulheres diminui, possuem direitos garantidos por lei, mas e a pressão social sobre os homens?
Uma sociedade só é realmente justa e progressiva quando seus membros desfrutam das mesmas oportunidades de desenvolvimento, não apenas social e econômico, mas também afetivo e consciencial. Há uma campanha do governo federal pela saúde do homem, que de modo ainda limitado fala sobre cuidados médicos e acidentes de trânsito. Com certeza isso é muito importante, mas os homens precisam mais do nunca dar uma boa olhada dentro do coração, e os que tiveram mais ousadia, contemplar a sua alma!

Jaime e. Cannes
Tarólogo e Terapeuta Holístico
www.jaimeecannes.com

Blog

Blog
Viva Bem Porto Alegre