segunda-feira, 19 de julho de 2010

TPM

TPM quer dizer Tranquilamente Posso Menstruar. Depois de ter rodado a baiana, de ter subido nas tamancas. E também de ter me sentido só, incompreendida, explorada, culpada, mal amada, infeliz, arrependida, magoada... São os hormônios, é o que dizem. Não são porque não há diferença entre mulheres que sentem TPM e as que não sentem TPM. E vocês sabem que há meses em que a TPM é mais branda, nos quais não ocorre e há aqueles em que me segurem senão mato alguém.
Vamos voltar no tempo, centenas de milhares de anos. Vivíamos num planeta perfeito que a vaga memória fez as religiões chamar de paraíso. Infringimos por acaso certas leis e não pudemos mais viver lá. Fomos trazidos para cá. Os que nos trouxeram disseram aos homens: Comerás o pão do suor. E às mulheres: Parirás com dor. E aos homens ( em relação à mulher): Tu lhe pisarás o pescoço. E às mulheres (em relação aos homens): Tu lhe morderás o calcanhar.
O homem, mais agressivo, maior, mais forte, pisa no pescoço da mulher. Ela, em contrapartida, lhe morde o calcanhar. Tem sido assim ao longo da história. Agora que a civilização requer menos força física para se ganhar o pão, e como mulheres e homens se equivalem no intelecto, estabeleceu-se um equilíbrio e as mulheres foram em busca de suas realizações pessoais. Trabalho, estudo, emancipação financeira, profissão, carreira, amor.
Marido e filhos passaram a ser mais um elemento dos múltiplos e simultâneos interesses da mulher? Aparentemente, sim, mas só aparentemente. Cabe à mulher a sublime tarefa de gestar os filhos da espécie. E esta tarefa transcende a qualquer racionalização, a qualquer imperativo cultural, filosófico, religioso. No útero a energia telúrica redemoinha, turbilhona, ascende. No útero que espera a cada mês o óvulo fecundado para aninhá-lo e repetir o mistério da procriação. Isto nas que não usam anticoncepcionais, porque as que os usam estão em permanente estado hormonal de gravidez.
Neste período que antecede a menstruação, mesmo sem saber, a mulher está firmemente consciente de sua feminilidade, de sua condição de mulher. Nesse período ela deixa de morder o calcanhar para morder na jugular, tira o pé que lhe aperta o pescoço e assume as suas emoções reprimidas porque as mulheres continuam a ser reprimidas, continuam a se permitir ser reprimidas, ainda mais agora que suas funções se multiplicaram, as exigências se tornaram maiores.
A mulher de hoje tem que cuidar da casa, cuidar dos filhos, trabalhar e ser bem sucedida, ser uma boa esposa, que hoje também quer dizer bonita e gostosa e viver louca de tesão pelo marido. Quando Betty Friedam nos idos de 70, iniciou o movimento Women’s Liberation, numa tentativa de libertar a mulher da opressão, as americanas (dos EUA) saíram às ruas e queimaram seus sutiãs. Hoje a questão começa a ser revista, com muita cautela, porque as mulheres teem medo de perder suas conquistas, de ser um retrocesso admitir que o jogo não está tão a seu favor como acreditaram estar.
O que parecia uma conquista, um avanço, também sobrecarregou as mulheres de tarefas, compromissos e responsabilidades. E muitas não estão aguentando a situação. Como se os homens tivessem nos dado a corda para nos mesmas nos enforcarmos.
A imprensa não deixa por menos, modelos magérrimas, todo mundo sorridente na ilha de Caras, no castelo de Caras. Nas novelas, todas são bacanas. No cinema de Hollywood então, estão num Olimpo. Não há como manter o equilíbrio emocional. Aí então, quando meu útero me dá a base de sustentação, eu digo a todos o que sinto, e nem preciso me desculpar, e nem vão me chamar de louca: É A TPM. Que bom ter TPM, assim Tranquilamente Posso Menstruar, porque ninguém é de ferro.
Recomendo que vocês prestem muita atenção às suas TPMs, pois é um período de autenticidade, um período em que vocês se permitem, por meio de uma licença cultural, ser mais vocês mesmas, sem ser censuradas ou inibidas. Não se reprimam, observem. Se o que você manifesta ultrapassa os limites do socialmente aceitável, se está trazendo problemas na sua vida, aí então, e só aí, recomendo que você procure assistência de um profissional. E nada de tomar tranquilizantes, que só irão inibir essa manifestação. E nada de contraceptivos.
Os ricos períodos emocionais da TPM podem ser resolvidos com psicoterapia emocional associada a melhoria na qualidade da alimentação. O que sinto, por que sinto, por quem sinto, por que sinto isso por quem? Então a TPM terá cumprido sua função de mostrar à mulher como ela está emocionalmente. E permitirá a ela como indivíduo e como membro da espécie conhecer mais de si mesma.
No exército israelense, mulheres e homens são igualmente treinados. O serviço militar é obrigatório. Muitas missões foram postas em risco porque os soldados interrompiam os combates para socorrer as mulheres-soldado feridas, o que não faziam com os homens. Instintivamente, mesmo com o treinamento militar, eles sabiam que cem homens podem formar apenas um acampamento. Com uma única mulher forma-se um lar.

Dr Eduardo Navarro
drmednat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Blog

Blog
Viva Bem Porto Alegre