quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Poder das Emoções Positivas

A melhor maneira de aproveitarmos o tempo que existe é dedicarmos uma parte para a revitalização do nosso corpo, da nossa mente, da nossa espiritualidade. O primeiro princípio da cosmologia chinesa afirma que só existe uma única energia. Esta unidade surge do Wu Chi, o vazio, e se expande, se bifurca, formando a dualidade Yin e Yang. A alternância destas duas forças primordiais passa por 5 fases, chamadas de 5 Elementos, gerando o principio da vida.

Através das mutações, a vida se auto gera e se destrói em um circuito continuo e infinito. O conceito de mudança forma a base de tudo o mais que se segue. No taoísmo o mundo foi criado pela expansão da unidade para a diversidade, que se divide em 3 fases: O Um gera o Dois, que gera o Três, que gera todas as coisas. A Alquimia taoísta é também chamada de arte da longevidade e arte do cultivo do corpo e da mente, e como homens e mulheres têm uma estrutura corporal e uma estrutura energética diferente (Chí), seria lógico deduzir que há diferenças quando começamos a trabalhar com nossos corpos e energias.

A Alquimia Interna Chinesa é uma das menos conhecidas, mas uma das mais eficientes, por ser a origem básica de todas as outras, junto com os conhecimentos do I Ching. Isto se deve ao caráter hermético destas técnicas mantidas em segredo na China por séculos. No Ocidente, os primeiros contatos com esta ciência mais pura aconteceram há 20 anos nos Estados Unidos, através do trabalho pioneiro de Mantak Chia, autor de mais de 15 livros sobre o assunto. A Meditação do Sorriso Interno é uma das primeiras práticas reveladas por Mantak Chia. Os hospitais dos países mais avançados já estão utilizando a força do sorriso, para ajudar o restabelecimento de seus pacientes, mesmo sem conhecer a Alquimia Interna Chinesa. Grandes pesquisadores em todo mundo se curvam diante do poder das emoções positivas na conservação da saúde e da longevidade. Sabe-se que o simples ato de abrirmos os lábios em um sorriso movimenta 73 músculos da face e envia ao cérebro um comando de bem estar e segurança. Todos conhecem o poder e a força de um sorriso genuíno, e as respostas positivas que atraem daqueles a quem o dirigimos. O que nos falta aprender é como construir um sorriso interno que leve aos órgãos vitais do corpo esta mesma sensação de bem estar, relaxamento e confiança, tão necessários à nossa saúde.

Praticando regularmente a Meditação do Sorriso Interno, recebemos seus inúmeros benefícios: aprender a amar a si mesmo e aos outros, transformar emoções negativas, aumentar a vitalidade e relaxar profundamente. Toda esta busca pessoal para o crescimento interno eleva o nosso CHI (energia vital), que opera como uma corrente, um tipo de sensação em onda. A depender de como você o perceba, você sente algo que se passa dentro de você. Se eu tivesse que dar ao TAO uma forma, eu o consideraria como um ângulo de um padrão de onda de energia que sobe e desce. Na verdade é isto que o Tai Chi (símbolo Yin e Yang) representa. Pratique Alquimia e SORRIA!

Ponto Zen e você, sorrindo para vida!

Jairo Müller
Chi Kung (yôga chinesa), Taichi, Reiki, Chi Nei Tsang.
Mestre Jairinho jairomuler@hotmail.com
Rua João Guimarães 253 POA f.:9335-5746/33889140

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Terapia Psicoprânica: um diálogo com a medicina, a psicologia e a espiritualidade

A Terapia Psicoprânica procura ajudar o ser humano em suas doenças e dificuldades. As dores do corpo e da alma estão presentes em nossas vidas e se manifestam pedindo atenção. Terapia (cuidado com a vida), Psico (relativo a mente/psique) e Prânica (relativo ao prana hindu=energia que dá vida a matéria; que constitui a matéria; respiração/espírito). É um conhecimento que se agrupa na modalidade de terapia corporal e psicoterapia holística, se embasa na relação mente/corpo. Propõe diagnosticar e tratar distúrbios sócio-somato-psiquicos (desequilíbrios): sócio (sociedade; ambiente, relações sociais) somato (relação mente/corpo) e psíquico (mente, emoções espírito).

A compreensão dos distúrbios tem como base a predominância física, energética ou psíquica. Predominância física: quando o distúrbio já se tornou predominantemente físico. Predominância energética que se divide em três aspectos: bloqueio de energia quente, bloqueio de energia fria e insuficiência energética. Predominância psíquica: quando o distúrbio se apresenta predominantemente como “pensamento negativo”, confusão mental ou confusão emocional. Os distúrbios são sempre multicausais: se constituem de aspectos energéticos, físicos, (inclusive hereditários) ambientais, psíquicos e espirituais. Os distúrbios atingem a musculatura, a parte neurológica, os órgãos internos e a estrutura esquelética como um todo. Conflitos/sofrimentos em geral (especialmente emocionais) suscetibilizam ao adoecimento.

Aprenda a ajudar o corpo e o emocional a soltar os bloqueios energéticos que se acumulam nos músculos e órgãos. Às vezes parece que o mundo está sobre nossas costas, pesando sobre nós! A Terapia Psicoprânica é uma perspectiva de auto-conhecimento através da leitura dos registros corporais e uma técnica que contribui para mudanças concretas na vida das pessoas, através da liberação dos bloqueios energéticos por massagem e auto-percepção.

Ivan Pinto – Terapeuta Holístico

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FLORAIS

Água pura da fonte e calor do sol. Esses são os componentes indispensáveis para o preparo das essências florais. A técnica é bastante simples, mas exige boa dose de empatia entre o pesquisador e a natureza.

Nas primeiras horas do dia, o pesquisador/sintonizador dirige-se ao campo ou lugar pré-determinado e, sob o céu ensolarado, ele colhe os melhores exemplares de uma mesma espécie de flor, colocando-as numa cuba de vidro, previamente esterilizada, com água pura da fonte, e deixa exposto por duas ou três horas à luz solar. O trabalho deve ser iniciado bem cedo, para que se colha junto com a flor, o orvalho da noite, e concluído até as 9/10 horas da manhã. Esta técnica é conhecida como método solar, uma das mais utilizadas no preparo das essências.

Depois expostas ao sol as flores são retiradas e a água energizada se transforma em essência-mãe (concentrada), misturada com 50% de conhaque. Alguns sintonizadores florais brasileiros estão usando cachaça orgânica, quando tem certeza de sua origem e fabricação. A essência-mãe deve ser preparada no local onde foram colhidas as flores e solarizadas.

Além do método solar, existem ainda os métodos de cocção e lunar. Na cocção, corta-se a flor sem tocá-la, de forma que ela cai diretamente dentro de uma panela esmaltada, já com dois terços com água pura da fonte. Ali mesmo a água é fervida num fogareiro a gás, com a panela destampada por 30 minutos. Depois se adota a mesma seqüência do método solar. O sistema lunar consiste em expor determinadas flores à luz da lua cheia, para captação de energia. A escolha de um ou outro método depende da característica de cada espécie de flor.

Para chegar aos kits florais distribuídos hoje pelo mundo todo, eles são armazenados em frascos e estocados, acrescentando-se duas gotas da essência-mãe a uma mistura de 50% de água mineral e 50% de conhaque ou cachaça.

Para ser usado como medicamento, ele deverá novamente ser diluído em 70% ou 80% de água mineral com 30% ou 20% de conhaque ou cachaça. Embora a quantidade de álcool ingerida a cada dose seja mínima, aconselha-se a substituí-lo por vinagre de frutas (maça ou sidra) para crianças, diabéticos e alcoolistas. Depois de manipulada a essência tem validade por seis meses.

O que se extrai da flor é o seu padrão vibratório, por isso os florais podem ser prescritos para qualquer pessoa em qualquer faixa etária, inclusive bebês e gestantes, por não conterem substâncias químicas em sua composição.

Recomenda-se dose mínima de 4 gotas, ingeridas 4 vezes ao dia, pingadas diretamente na língua, ou sublingual, pois se acredita que o efeito é mais rápido. As gotinhas podem ainda ser diluídas em água, suco ou leite.

Algumas fórmulas são também indicadas para animais e plantas. Para os animais, o floral pode ser misturado na água e para as plantas na água da rega. É possível pulverizar essências florais nos ambientes da casa ou trabalho, para maior harmonia, depois de diluídas em água ou álcool de cereais. É também excelente para limpar as mãos de vírus e bactérias, principalmente para quem trabalha em contato com pessoas doentes.

Os remédios florais, tanto do Dr. Bach como aqueles que surgiram depois, constituem um método simples e natural de cura que atua sobre o estado emocional das pessoas e não sobre as doenças físicas. Eles harmonizam e equilibram a personalidade, reagindo contra estados de ânimo negativos, como irritação, medo, sentimentos de culpa, orgulho, ódio, etc., que o Dr. Bach considerava serem a causa real das doenças e da infelicidade.


O que são os Remédios Florais do Dr. Bach?

É um conjunto de remédios formando um sistema médico cujo princípio básico diz que a enfermidade é o resultado de um desequilíbrio emocional que altera o campo energético das pessoas. Se o desequilíbrio emocional persistir, acabará por provocar alterações no corpo físico. Esse conceito também está presente nas medicinas ligadas às tradições milenares, como as medicinas chinesa, hindu, islâmica, etc. É um conceito que, também, pode ser explicado pela Física moderna. Em qualquer sistema do universo – e nós somos sistemas do universo – há uma relação íntima entre energia e matéria. Quando a energia de um sistema está alterada – seja esse sistema um rádio, um gato, um homem ou uma árvore -, todo o sistema terá seu funcionamento alterado:

Se a pilha está fraca – o rádio funciona mal;
Se você está sem pique, sem disposição, sem energia, você não faz o que poderia fazer normalmente com a sua vida.
Se tivermos um aparelho funcionando com uma “carga” inadequada, ele “pifa”. Imaginemos um homem desequilibrado energeticamente; depois de algum tempo, ele poderá estar doente. Da mesma forma, se alguém leva um susto muito grande poderá, a partir daí, ter palpitações a qualquer susto de menor intensidade. As medicinas tradicionais compreendem uma relação entre todas as partes do homem: o corpo, a energia, a mente, as emoções. E tratam a doença como uma alteração do conjunto. Conseqüentemente, o restabelecimento da saúde exige a integração harmoniosa de todos os planos de manifestação da vida. Os florais agem sobre os estados emocionais de homens e animais, como também sobre as atividades vitais das plantas.

Muitas vezes, somos agredidos em nossas emoções e passamos, em função da nossa sensibilidade agredida, a reagir de forma diferente. A mudança de estação, ou da posição de uma planta em sua casa, pode afetar a sua beleza e até levá-la à morte. O agente curativo deverá atuar sobre as causas e não sobre os efeitos, ou seja, corrigindo o desequilíbrio emocional no campo energético. Os florais provocam reações energéticas, físicas e psíquicas, em indivíduos, animais e plantas. Sua ação pode durar de horas a dias, dependendo da sensibilidade do indivíduo. E essa ação é tão suave que, freqüentemente, a pessoa não atribui, na prática, a mudança de atitude ao remédio. Podem surgir sonhos, sensações e impressões que trazem à tona os desequilíbrios e as emoções mais profundas que os causam. Pode acontecer da pessoa não entender ou aceitar mal essa mobilização e essas reações e, em vez de solucionar esses processos na consciência, desviá-los para o corpo. Então, corremos o risco de apresentar reações físicas ou psíquicas como insônia, agitação, febre, raiva, irritabilidade, cuja identificação e manejo requerem ajuda profissional. Os florais trazem, sem dúvida, maior consciência dos próprios processos psíquicos e, consequentemente, alterações de conduta. Por exemplo: a inveja se transforma em admiração, o medo em atenção, a insegurança em cuidado, o ódio em amor, etc. Embora Edward Bach tenha proposto a automedicação, e esta seja possível na grande maioria dos casos, o bom senso recomenda principalmente nos casos de desequilíbrio intenso (onde corremos o risco de ter doenças agudas ou crônicas graves) a busca de ajuda de um profissional habilitado a prever, identificar e manejar as possibilidades de evolução de cada indivíduo. Se você sentir necessidade de ajuda, a atitude mais prudente é procurá-la. Aliás, isto vale para qualquer momento ou situação de sua vida. Os florais atuam da superfície para a profundidade. A partir de estados conscientes, afloram estados inconscientes. Todos nós temos um lado inconsciente; se fôssemos capazes de reconhecê-lo, sem dúvida ele não se chamaria inconsciente e, sim, consciente. Freqüentemente, uma pessoa com muita raiva toma um remédio como o Holly e, quando a raiva se acalma, por trás dela aparece outro sentimento que estava inconsciente, como um medo ou uma sensação de incapacidade para realizar algum desejo que, contrariado, evolui para raiva. Aí passaríamos a trabalhar com esse novo sintoma que apareceu.


Rejane Woltz Barbisan
Terapeuta Floral
Obras de referência:
Plantas Medicinais
Dr. E. A. Maury C. de Rudder
A Doença como Símbolo
Rüdiger Dahlke

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Entrevista Jairo Muller


Quando começou o seu interesse pelo holismo e as técnicas orientais de qualidade de vida?Desde muito jovem, sempre tive interesse pelo ocultismo e por vivenciar a vida de uma forma mais plena. Mas apenas no início deste milênio é que tive minhas primeiras experiências com a energia do Cosmos e com o mundo Holístico. A grande mentora do meu despertar em 2001 foi Guti Fraga, uma pessoa muito iluminada, sou muito grato a ela até hoje.

Qual o perfil dos clientes que lhe procuram? O que eles buscam?Hoje não tenho um perfil exato dos clientes, pois são de classes, etnias e credos muito variados, são buscadores da Nova Era, pessoas que visam estar bem consigo e com todos que as cercam, a maior parte dos clientes querem estar centrados, para que o mundo que os rodeia se apresente da mesma maneira.

Para você, que mudanças estamos vivenciando no mundo que estão fazendo com que as pessoas busquem não só a medicina tradicional mas também as complementares e os antigos ensinamentos orientais?Com a globalização, temos acesso a inúmeros meios de comunicação, despertando para uma nova consciência. Independente do grau de conhecimento individual, todos os seres querem a mesma coisa: ser feliz, ter saúde e prosperar. A própria alopatia tem percebido que 5000 anos de conhecimento oriental podem e devem ser utilizados em processos de cura, complementando e auxiliando a regeneração e a recuperação de pacientes em uma fração de tempo menor e apresentando resultados surpreendentes, comprovados em pesquisas feitas ao longo dos tratamentos realizados por grande parte da humanidade.

Atualmente a que você está mais se dedicando?
Hoje me dedico a ministrar aulas de Yôga Chinesa e Tai Chi em grupos ou individual, bem como atendimentos pessoais com terapia Rei ki e iniciação a todos os níveis de Rei ki, no Ponto Zen em Porto Alegre.

O que é e para que serve a Yôga Chinesa e o Tai Chi?O Chi Kung (mais conhecido aqui como Yôga Chinesa) é uma técnica milenar nascida nos templos Taoista chineses. Os praticantes de Chi Kung revitalizam os órgãos, regeneram as células, fortificam os ossos, firmam os tendões e rejuvenescem o corpo e a estrutura física, emocional e psíquica, através de posturas, meditações e exercícios respiratórios simples e eficientes. É normal encontrar praticantes com o semblante remoçado muitos anos, já que o viço da pele também se beneficia com as práticas.
Existem energias entre o Céu, a Terra e a Humanidade que regem e regulam este universo e que podem ser unificadas e equalizadas para o beneficio das pessoas através do Tai chi. Estes movimentos harmoniosos e belos conduzem o praticante a um estado de equilíbrio e plenitude, que perdura por longos períodos. Os benefícios desta prática se estendem para vida, seja no trabalho, relacionamentos ou lazer, tornando o praticante mais presente e centrado. A saúde de quem pratica Chi Kung e/ou Tai Chi é revigorada inúmeras vezes.

O que é o Chi Nei Kung?

O significado básico da palavra Chi (ou Qi) é respiração sutil. Nei Kung envolve a coordenação de padrões de respiração profunda junto com a execução de posturas básicas do alinhamento do corpo. Trabalha a circulação da energia, o condicionamento estrutural dos ossos, tecido conjuntivo, articulações e órgãos, bem como a musculatura e os tendões. O objetivo dos taoístas é cultivar uma natural e espontânea capacidade e inteligência do corpo e do “espírito dos órgãos”, para que atinjam níveis de respiração profundos e naturais. É acessível a praticamente qualquer pessoa em qualquer idade e nível de aptidão física. Promove um surpreendente aumento da energia, flexibilidade e do sentimento de bem-estar, quando praticada com regularidade. Chi Nei Kung raramente era ensinado fora da China, antes de ser sistematizado pelo mestre Mantak Chia para os ocidentais.


Quais são as experiência holísticas que você já teve, lugares que viveu, pessoas com quem conviveu, e que fizeram você ser o Jairo Müller de hoje?

O Universo é simplesmente perfeito, precisamos ter inúmeras experiências de vida para podermos ser Um consigo mesmo. Minha avó contava que meu bisavô foi um grande sábio, ele trabalhava com orações e chás, e era muito procurado pelas pessoas. Inicialmente, me dediquei aos estudos de Agronomia, pois acreditava ser mais fácil lidar com as plantas do que com as pessoas, mas o TAO não planejou assim. Hoje tenho muito presente comigo que não viemos fazer o fácil, mas sim o simples. Tornei-me empresário, mas ao nascer meu filho mais velho, assumi uma responsabilidade que não fazia ideia de onde me levaria. Ele nasceu com Síndrome de Down e com um caso raro de dois cérebros, sendo submetido a uma cirurgia craniana com 19 dias de vida para retirada do segundo cérebro. Foram tempos de provações, recebi grande apoio da família, amigos e profissionais da cura. Assim, meu filho Aryel sobreviveu. Mas com o término do casamento, busquei maneiras de poder auxiliar aquela Vida latente que lutava para se manter neste planeta. Foi quando os caminhos me levaram a conhecer Rodrigo Silveira (Mestre Rei ki) e sua esposa Marilda Romero (Mestra em Feng Shui), pessoas ímpares na minha vida e jornada, que me ensinaram e auxiliaram incontáveis vezes que precisei. Nos tornamos grandes amigos e na minha busca fui me aperfeiçoando até me tornar Mestre em Rei ki. Foi quando conheci outra grande Mestra na minha vida, Ely Brito, instrutora de Chi kung (Yôga Chinesa), tradutora e estudiosa do I’Ching e responsável pelo sistema de Alquimia Interna Taoista, de Mantak Chia, no Brasil. Ela me levou a desvendar os segredos da alquimia interna dos órgãos, a relação corpo, mente e espírito, e a transformar energia sexual em pulsação de vida, me tornando instrutor de Chi kung. Atualmente, com grande apoio, amor e dedicação da minha esposa Márcia, e com os movimentos do TAO, consolidei meu destino, corrigindo minha postura em relação à vida e as buscas internas. Hoje, sou “Um comigo mesmo e com o Universo”, auxiliando muitos buscadores a encontrarem seu destino e centramento.

Qual sua relação com o interior do estado?

Ministro cursos e palestras em cidades do interior em parceria com colaboradores que gerenciam a estrutura dos eventos, tornando viável meu trabalho e a realização dos workshops.

Estamos passando por modificações planetárias, tanto na Natureza como no interior de cada indivíduo, nesse processo as pessoas estão buscando cada vez mais a qualidade de vida e viver bem. Como as pessoas podem superar o stress do dia-a-dia, os conflitos internos e poder viver bem em sociedade e ter uma melhor perspectiva de vida?
Esta busca parece ser o objetivo de quase toda a humanidade, mas poucas pessoas se permitem isto. Percebo que muitos até idealizam um mundo perfeito, mas pouco fazem para que isto se torne concreto, pois crêem que teriam que abdicar de algo para mudar. Eu mudo o ângulo de visão que tenho do mundo ou das pessoas, se eu me moldar a qualquer realidade. Então, está será a minha verdade, sem precisar mudar uma vírgula ou uma pedra do lado de fora, apenas dentro! A Felicidade está na beleza do olhar interno.


Que dica você dá para nossos leitores sobre essas mudanças que estamos presenciando no mundo?
Existem três tipos de energia no universo: Schen ( céu), Ging (terra), Chi ou Qi ( humanidade). Quem muda o céu? Quem muda a terra? Posso apenas mudar a minha energia, o meu “Chi”. Mudando a minha forma rígida e cristalizada de ver o Universo, transformo o mundo que me cerca. Sabendo o que sei hoje, e vislumbrando o amanhã, eu apenas respiro. Quando tudo está aparentemente um caos a sua volta, simplesmente PARE, RESPIRE SUAVEMENTE TRÊS VEZES, OUÇA O SOM DO CORAÇÃO e, ao abrir os olhos, o mundo ainda será o mesmo, mas você estará mais calmo e centrado.
Boa respiração!

Ponto Zen e você, respirando a vida!

Chi Kung (yôga chinesa), Taichi, Reiki, Chi Nei Tsang.
www.ponto-zen.blogspot.com email: jairomuler@hotmail.com
Mestre Jairo Müller
Rua João Guimarães, 253 POA f.:9335-5746/33889140

Blog

Blog
Viva Bem Porto Alegre